A persistência é a alma do homem

Nos meus 15 ou 16 anos, diante do vestibular que se aproximava, cunhei uma daquelas máximas pessoais: “a persistência é a alma do homem”. Segui com isto por muitos anos, até hoje. Explico-me.

Nesta época do semestre, alunos começam a definir seus projetos de monografia e uma delas (vamos chamá-la de Ana Flávia para preservar o anonimato de seu verdadeiro nome) enviou-me uma mensagem hoje. Em sua busca por uma base de dados adequada para o tema de sua monografia, parecia ter encontrado uma nova opção. No intuito de me contar as novidades, começou sua mensagem com um sonoro “boa tarde” e prosseguiu:

Bom, eu descobri que sou uma pessoa muito persistente e que isso não é bom.

Diante da frase, tive que retrucar. Afinal, persistir é a alma do homem, não é? Mas, em seguida, fui obrigado a refletir sobre o tema da persistência. De fato, persistir no erro, dizem, é burrice. Como conciliar minha máxima com este dito popular?

Eis então que percebi um importante desdobramento para minha antiga máxima: se você persiste pensando sempre em diminuir suas dúvidas ao máximo, paradoxalmente estará no caminho errado.

Em ciência, área em que ganho meus trocados, o ideal é ter sempre mais opções e mais dúvidas. Então, sim, você quer se achar no meio da confusão, mas, não, não quer caminhar em direção à certeza porque esta é bem amiga da intolerância. Então você tem que persistir, mas sempre pensando que devem haver opções alternativas. Persistir para criar opções é o caminho. Persistir para que só haja um caminho é burrice.

Não é que uma inocente frase iria me dar um pequeno passo adiante? Talvez não seja somente em ciência, mas sim na vida, que este modo de encarar as coisas funcione. Bem, continuarei persistindo nisto… ^_^

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s