E ela nos deixou

Por anos eu imaginei como eu reagiria ao saber do falecimento da baatyan. Pois ela se foi nesta madrugada. Não gritei, não chorei, não desmaiei. Também não sorri. Se meu rosto fosse congelado, não mostraria qualquer pista de alteração.

Talvez seja o fato de que este evento marque o fim de muito sofrimento para alguém que já não mais andava e mal podia se sentar. Para mim foi mais do que uma avó – o que já era muito, claro – representou uma boa parte das características e história que todos nós, filhos e netos, carregamos em nós.

Da última vez que fui a São Paulo eu não a vi. Visitei minha outra tia que também está muito doente. Deixei para visitá-la na minha próxima estadia lá. Engraçado, será por conta de uma missa de finado também. Nem me dei conta da coincidência antes.

Mas consegui lhe desejar feliz aniversário ao telefone, quando de seus 100 anos, no último dia 16. Ela me parabenizava pelo meu bom desempenho no campeonato de música folclórica japonesa e eu insistia para que ela ouvisse meus parabéns. Como já não ouvia bem há um bom tempo, era necessário berrar ao telefone, praticamente, para conversar com ela.

Suas histórias, caso você não desviasse o assunto, eram sempre sobre sua infância em Hiroshima, ou o começo da adolescência, na escola feminina na qual, lamentava-se rindo, os professores não a(s) deixavam ir ao cinema.

Consegui ir ao Japão e voltar antes que ela morresse. Era algo que não poderia deixar de fazer antes de sua morte. Consegui retornar aos estudos de japonês também antes de sua morte. Finalmente, consegui perceber que ela estará sempre viva em cada música japonesa que cantar, em cada aula que lecionar, em cada esforço que fizer para aprender a ler, escrever ou falar melhor em japonês.

É, talvez a gente tenha vontade de chorar depois de escrever sobre as pessoas que nos deixam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s