Lar, doce lar – o origami como metáfora (ou não)

2015-01-09 18.25.28Onde é meu lar, doce lar? Acho que pesquisadores – que também ensinam – têm seu lar em algum lugar perto do coração e da mente. Alguma coisa ali na altura do pescoço, ou do nariz. Ou seria na altura dos olhos? Não sei ao certo, mas sempre que olho para para frente, vejo algo que me ocupa boa parte do meu tempo. Boa parte mesmo.

Não tem jeito. Acho que meu lar é ali. Mas poderia ser ao lado, perto do meu suporte de livros (o bookholder). Ali também é meu lar. Acho que são dois lares então. Ou duas casas geminadas. Minha vida toda (se) passa entre estas quatro (ou oito) paredes. Livro aqui, caderno ali, caneta acolá e grampeador e fita adesiva, eventualmente, fazendo graça sobre minha papelada.

Lar, doce lar. Haverá algo além desta minha visão? Talvez o segredo esteja na transformação, na dobradura. Preciso 20150109_185209dobrar o papel, insumo de construção de meu lar de forma organizada, precisa, para que o mesmo tome a forma que desejo. Ou não. Ou será que deveria deixá-lo só, sobre a mesa, para que se dobrasse por si só? Não, a natureza não se curva à vontade humana assim, de surpresa, espontaneamente. É preciso investir tempo no lar. Ou no origami. Ou em ambos.

Enfim, nada mais do que reflexões disparatadas sobre uma simples casa de papel que, penso, representa meu lar. O que percebo? Não sei. Talvez que um lar de papel seja mais fácil de ser dobrado de formas diferentes do que um lar de tijolos. Por outro lado, transformar a dobra do mesmo papel em uma atividade contínua pode rasgar o papel e, portanto, não mais teria um lar.

É, eu sei, ficou confuso. Mas eu acho que o lar está aí, em algum lugar. Ou talvez eu deva sair um pouco de casa para não enlouquecer de vez.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s